Veja como converter arquivos de vídeo em títulos de DVD para navegação em DVD.
Criar um DVD para assisti-lo em uma televisão, com menus e tudo o mais, não é tão simples. Não basta criar um disco com os arquivos de vídeo em qualquer formato. É necessário todo um processo para converter filmes nos formatos específicos de um DVD.
Quando você cria um DVD com arquivos AVI, por exemplo, é possível assisti-lo em um DVD Player comum, mas, em primeiro lugar, é necessário que o player tenha os codecs necessários. Em segundo lugar, cada arquivo no DVD é lido separadamente, da mesma maneira que acessá-los através de um pendrive ,por exemplo. Portanto, para você assistir a filmes em DVD com menus e com execução em todo tocador, é necessário converter os arquivos adequadamente.
Um DVD de vídeo é composto por três formatos:
VOB - sigla para Video Object, estes arquivos contêm vídeo, áudio, legendas e menus do DVD.
IFO - estes são arquivos que contêm informações sobre capítulos, legendas e faixas de áudio. É como se fosse o mapa de um DVD, definindo onde um capítulo começa, onde outro termina e onde legendas devem começar e parar, por exemplo.
BUP - estes são backups dos arquivos IFO. Eles são utilizados caso os arquivos IFO correspondentes não estão acessíveis por qualquer motivo, que pode ser um risco, por exemplo.
Para converter seus vídeos nesse padrão, atente para esta seleção especial que o Baixaki preparou para você. Veja as peculiaridades de cada programa.
Programas gratuitos
SUPER
O SUPER é um ótimo conversor universal.O SUPER é um excelente conversor universal tanto para áudio como para vídeo. Simplesmente, ele é capaz de converter vídeos para quase todos os formatos conhecidos. Todas as configurações podem ser definidas por você, como qualidade de áudio e vídeo, taxas de quadros por segundo, frequência, saída de áudio e codec.
A interface do SUPER é um pouco confusa a princípio. De fato, ele não é um programa muito simples, mas também não é nenhum bicho de sete cabeças. Veja como criar seu DVD com o
A interface do SUPER é um pouco confusa a princípio. De fato, ele não é um programa muito simples, mas também não é nenhum bicho de sete cabeças. Veja como criar seu DVD com o SUPER.
Na parte de cima da tela, em “Select the Output Container”, escolha a opção “DVD Std. Compliant”. Perceba que tudo já vai estar definido. Se você não é familiarizado com definições de áudio e vídeo, o mais recomendado é deixar tudo como está e partir para a conversão. Mas, caso você queira configurar tudo, aí vai.
Em “Select the Output Video Codec”, escolha o codec do vídeo, que pode ser MPEG-1 ou MPEG-2. O padrão MPEG-2 é de qualidade maior. Utilize o MPEG-1 somente para a criação de VCDs ou para reduzir o tamanho de um arquivo. Mais ao lado, em “Select the Output Audio Codec”, escolha o codec de áudio, que pode ser AC3 ou MP2. O AC3 é um codec mais avançado e, portanto, ocupa mais espaço.
Abaixo, é possível escolher entre FFmpeg, MEncoder, ffmpeg2theora ou RealProducer para a decodificação do vídeo. Cada padrão desses tem compatibilidade com players de vídeo específicos. Há também a opção “DirectShow Decode“, a qual faz seu vídeo compatível com o Windows Media Player.
Video
As configurações de vídeo começam com a possibilidade de desabilitá-lo. Basta marcar a caixa “Disable Video” para isso. Abaixo, se você marcar a caixa “Stream Copy”, o conteúdo do arquivo original não será codificado, apenas convertido para o formato de DVD. Isso pode reduzir sua compatibilidade.
O próximo passo é definir o tamanho do vídeo, que pode ir de 128:96 até 1280:720. Este tamanho também pode ser personalizado por você, bastando clicar em “More” até chegar nesta opção. Em “Aspect”, escolha a taxa de proporção do vídeo, que varia de 1:1 até 16:9. Ao lado, em “Frame/Sec”, defina a taxa de quadros por segundo de vídeo. Quanto maior este valor, maior será o tamanho da conversão. Ao lado, defina a taxa de bits em kbps. Quanto maior esta taxa, maior a qualidade e, portanto, maior o tamanho do arquivo.
Audio
Para áudio também é possível desabilitá-lo ou então apenas copiar o conteúdo original. Esta parte é mais simples. Você só precisa definir a frequência do áudio (que pode variar entre 8000 e 48000), o número de canais (um ou dois) e a taxa de bit.
Agora você precisa indicar os arquivos que deseja converter no espaço na parte de baixo da tela. Para isso você pode arrastar os arquivos até esta tela ou então clicar com o botão direito do mouse e clicar em “Add Multimedia Files”. Clique em “Encode (Active Files)” para iniciar a conversão.
Repare que você terá duas opções para definir o padrão dos nomes dos arquivos convertidos. Você pode manter o nome original ou então mudar para o padrão de DVD, que é “VTS_01” e daí em diante.
O SUPER não cria as pastas VIDEO_TS e AUDIO_TS e também não cria os arquivos IFO e BUP. Isso significa que o DVD não terá a navegação determinada, mas será executado como um DVD.