quinta-feira, 2 de julho de 2009

Aprenda A Transformar Seus Arquivos de Vídeo Para DVD

dvd

Veja como converter arquivos de vídeo em títulos de DVD para navegação em DVD.

Criar um DVD para assisti-lo em uma televisão, com menus e tudo o mais, não é tão simples. Não basta criar um disco com os arquivos de vídeo em qualquer formato. É necessário todo um processo para converter filmes nos formatos específicos de um DVD.

Quando você cria um DVD com arquivos AVI, por exemplo, é possível assisti-lo em um DVD Player comum, mas, em primeiro lugar, é necessário que o player tenha os codecs necessários. Em segundo lugar, cada arquivo no DVD é lido separadamente, da mesma maneira que acessá-los através de um pendrive ,por exemplo. Portanto, para você assistir a filmes em DVD com menus e com execução em todo tocador, é necessário converter os arquivos adequadamente.

Um DVD de vídeo é composto por três formatos:

VOB - sigla para Video Object, estes arquivos contêm vídeo, áudio, legendas e menus do DVD.

IFO - estes são arquivos que contêm informações sobre capítulos, legendas e faixas de áudio. É como se fosse o mapa de um DVD, definindo onde um capítulo começa, onde outro termina e onde legendas devem começar e parar, por exemplo.

BUP - estes são backups dos arquivos IFO. Eles são utilizados caso os arquivos IFO correspondentes não estão acessíveis por qualquer motivo, que pode ser um risco, por exemplo.

Para converter seus vídeos nesse padrão, atente para esta seleção especial que o Baixaki preparou para você. Veja as peculiaridades de cada programa.

Programas gratuitos

SUPER

O SUPER é um ótimo conversor universal.O SUPER é um excelente conversor universal tanto para áudio como para vídeo. Simplesmente, ele é capaz de converter vídeos para quase todos os formatos conhecidos. Todas as configurações podem ser definidas por você, como qualidade de áudio e vídeo, taxas de quadros por segundo, frequência, saída de áudio e codec.

A interface do SUPER é um pouco confusa a princípio. De fato, ele não é um programa muito simples, mas também não é nenhum bicho de sete cabeças. Veja como criar seu DVD com o

A interface do SUPER é um pouco confusa a princípio. De fato, ele não é um programa muito simples, mas também não é nenhum bicho de sete cabeças. Veja como criar seu DVD com o SUPER.

Na parte de cima da tela, em “Select the Output Container”, escolha a opção “DVD Std. Compliant”. Perceba que tudo já vai estar definido. Se você não é familiarizado com definições de áudio e vídeo, o mais recomendado é deixar tudo como está e partir para a conversão. Mas, caso você queira configurar tudo, aí vai.

foto_super

Em “Select the Output Video Codec”, escolha o codec do vídeo, que pode ser MPEG-1 ou MPEG-2. O padrão MPEG-2 é de qualidade maior. Utilize o MPEG-1 somente para a criação de VCDs ou para reduzir o tamanho de um arquivo. Mais ao lado, em “Select the Output Audio Codec”, escolha o codec de áudio, que pode ser AC3 ou MP2. O AC3 é um codec mais avançado e, portanto, ocupa mais espaço.

Abaixo, é possível escolher entre FFmpeg, MEncoder, ffmpeg2theora ou RealProducer para a decodificação do vídeo. Cada padrão desses tem compatibilidade com players de vídeo específicos. Há também a opção “DirectShow Decode“, a qual faz seu vídeo compatível com o Windows Media Player.

Video

As configurações de vídeo começam com a possibilidade de desabilitá-lo. Basta marcar a caixa “Disable Video” para isso. Abaixo, se você marcar a caixa “Stream Copy”, o conteúdo do arquivo original não será codificado, apenas convertido para o formato de DVD. Isso pode reduzir sua compatibilidade.

O próximo passo é definir o tamanho do vídeo, que pode ir de 128:96 até 1280:720. Este tamanho também pode ser personalizado por você, bastando clicar em “More” até chegar nesta opção. Em “Aspect”, escolha a taxa de proporção do vídeo, que varia de 1:1 até 16:9. Ao lado, em “Frame/Sec”, defina a taxa de quadros por segundo de vídeo. Quanto maior este valor, maior será o tamanho da conversão. Ao lado, defina a taxa de bits em kbps. Quanto maior esta taxa, maior a qualidade e, portanto, maior o tamanho do arquivo.

video_super

Audio

Para áudio também é possível desabilitá-lo ou então apenas copiar o conteúdo original. Esta parte é mais simples. Você só precisa definir a frequência do áudio (que pode variar entre 8000 e 48000), o número de canais (um ou dois) e a taxa de bit.

audio_super

Agora você precisa indicar os arquivos que deseja converter no espaço na parte de baixo da tela. Para isso você pode arrastar os arquivos até esta tela ou então clicar com o botão direito do mouse e clicar em “Add Multimedia Files”. Clique em “Encode (Active Files)” para iniciar a conversão.

arquivo_super

Repare que você terá duas opções para definir o padrão dos nomes dos arquivos convertidos. Você pode manter o nome original ou então mudar para o padrão de DVD, que é “VTS_01” e daí em diante.

O SUPER não cria as pastas VIDEO_TS e AUDIO_TS e também não cria os arquivos IFO e BUP. Isso significa que o DVD não terá a navegação determinada, mas será executado como um DVD.

Conheça a tecnologia 5G da Virtua, que promete conexão de 60 MB

internet_5g

A NET anuncia que mais usuários podem testar a nova geração do Virtua, a 5G

A NET – empresa que oferece serviços de TV por assinatura a cabo e digital, além de acesso à internet – anunciou que vai aumentar a área de cobertura da nova tecnologia de banda larga, chamada Virtua 5G, para os bairros da Gávea e Lagoa, na cidade do Rio de Janeiro. Os assinantes de outros bairros cariocas também podem testar essa tecnologia, mas com velocidade de até 20 MB.

O 5G passou a ser oferecido em caráter de teste, gratuitamente, para os assinantes do combo Max HD da NET, no bairro do Leblon, no Rio de Janeiro, e endereços específicos em São Paulo, em dezembro de 2008. Esses assinantes, mesmo tendo assinado planos de 12 MB, podem experimentar a velocidade de até 60 MB durante o período de testes.

O que é o 5G?

A internet no Brasil cada vez com mais velocidade.Este é o nome da quinta geração do Virtua, o serviço de banda larga oferecido pela NET. Ela é capaz de oferecer velocidades acima de 60 Mbps para usuários residenciais, além de empresas pequenas e médias. Para atingir essa velocidade, o 5G utiliza o padrão DOCSIS (sigla para Data Over Cable Service Interface Specification). Trata-se de um conjunto de definições padronizadas sobre as exigências de suporte para a transmissão de dados via cabo. Uma das características do DOCSIS é a possibilidade de transferência de dados no mesmo cabo da televisão, que é o princípio básico de funcionamento do Virtua.

Da mesma maneira que a tecnologia do Virtua, o DOCSIS também tem gerações. A mais recente é a terceira, disponibilizada em 2006. Ela tem como característica justamente o aumento da velocidade tanto para downloads como para uploads. Atualmente, a capacidade máxima que o DOCSIS 3.0 pode oferecer é de 300 Mbps.

Uma das empresas que contribui para o desenvolvimento desta tecnologia é a Cisco, e ela também ajudou a NET a disponibilizar este serviço.

Gerações

Veja como a tecnologia do Virtua evoluiu:

1G - antes de usar o DOCSIS, o Virtua utilizou a tecnologia S-CDMA, que atingia velocidade de até 256 Kbps.

2G - já com a tecnologia DOCSIS, a velocidade atingia 512 Kbps.

3G - a velocidade aumentou para até 8 Mega e surgiu a possibilidade de voz sobre IP (VoIP).

4G - a velocidade chegou a 12 MB.

5G - a velocidade pode chegar a 300 MB.

O que é HTML 5?

html

Gosta de acompanhar os rumos das linguagens de programação? Então não fique de fora dessa! Descubra o que é o HTML 5!

Você depende dele, mas não o vê a olho nu. O código HTML está presente nas páginas da web há mais de dez anos e tem uma larga aceitação dos usuários por todo o mundo. Com certeza, qualquer pessoa que tem uma ligação um pouco mais estreita com computadores e internet já ouviu falar em HyperText Markup Language (Linguagem de marcação de hipertexto), ou seja, o HTML. A principal característica desse tipo de programação são as “tags” – as marcações para inserção de algum tipo de objeto ou característica de um objeto através de comandos em inglês e números.

As linhas a seguir exemplificam, de maneira quase grosseira, o que seria o código HTML de uma simples página da web sem quaisquer recursos avançados:

Descubra o que é o HTML 5!

Sabendo disso, podemos partir para a nova versão dessa linguagem de marcação de hipertextos. Já na sua quinta forma, o código HTML agora pode ser aproveitado para novas funções que podem beneficiar os desenvolvedores e os internautas. Isso acontece graças ao desenvolvimento quase paralelo da linguagem HTML e o XML. De maneira geral, o código XML é uma linguagem de marcação, assim como a outra já citada, que tem como objetivo principal criar documentos com dados hierarquicamente organizados.

É mais prático do que você imagina!

Com essa aproximação das linguagens, muita coisa pode mudar dentro de pouco tempo. Ao que tudo indica, a tão sonhada Web Semântica de Tim Berners-Lee está no caminho de acontecer e o HTML 5 pode ajudar bastante a chegar lá. Como pode observar, o sistema de divisão de marcações é todo feito por tags. Nessa nova linguagem, algumas dessas “etiquetas de marcação” mais objetivas. De modo geral, com essas e as outras novidades, será muito mais fácil navegar pela Internet!

O HTML 5 veio para tornar mais rápida a navegação em sites!

Tags Canvas

Fazer pequenas edições e criar imagens a partir de JavaScript ficou muito mais simples!

Especializadas em renderizar imagens em bitmap, as tags canvas serão específicas para a edição breve de imagens através de APIs ou JavaScript. Esse tipo de edição acontece pura e exclusivamente de maneira muito similar a outros geradores de imagem em duas dimensões (2D). Além disso, as Canvas Tags são compatíveis com as folhas CSS.


Aprenda A Abrir Várias Contas No MSN 2009

msn_2009

Veja como abrir várias contas do MSN no mesmo PC, ou abrir a mesma conta em vários computadores.

O Windows Live Messenger 2009 (que a maioria dos usuários ainda insiste em chamar de MSN) trouxe inúmeras melhorias em relação às versões anteriores. Recursos antes presentes somente nos sonhos dos usuários agora fazem parte do dia a dia de quem troca mensagens com o programa. Um dos recursos interessantes é a possibilidade de abrir a mesma conta em diferentes computadores.Assim, se você utiliza seu MSN em casa e no trabalho, por exemplo, não será mais necessário que você se desconecte em casa para poder usar na empresa.

Outra função que é extremamente útil, mas que não está presente no Windows Live Messenger, é o que alguns chamam de “poligamia”, ou seja, a possibilidade de o usuário abrir várias vezes o programa, com várias contas logadas ao mesmo tempo.

Uma conta, vários PCs

Se o seu MSN deve sempre ficar ligado em casa, mesmo quando você estiver no trabalho, é possível habilitar a opção “outros locais”. Assim, por mais que você entre com a sua conta em outro PC, os que já estiverem logados não serão automaticamente desconectados, como acontecia automaticamente nas versões anteriores. Veja abaixo como fazer:

1. Clique no botão “Mostrar Menu”, conforme a imagem abaixo. Aponte para “Ferramentas” e clique em “Opções”.

msn_painel

2. Será exibida a janela principal de opções do MSN. Clique no item “Entrar”.

3. Desmarque a caixa de seleção “Sair de todos os outros locais quando eu entrar no Messenger”.

4. Se você deseja que sejam exibidos os nomes dos outros locais aos quais você estiver conectado, marque a caixa “Mostrar todos os outros locais a que sou conectado ao entrar”.

5. No campo de texto “Renomear este local”, digite um nome que faça você lembrar o lugar em que você está usando o MSN. Defina nomes fáceis como “Trabalho”, “Escola” e “Casa”.

msn_opcoes

6. Por fim, clique em “OK” ou “Aplicar” e pronto! Agora, sempre que entrar no MSN, será exibida uma lista dos outros locais onde sua conta está sendo usada.

Aprenda A Corrigir Erros No MSN

msn_imagem

Mensagens de erro impedem você de conectar-se com seus amigos? Aprenda a lidar com cada caso e volte a conversar.

Um belo dia, eis que você muito feliz e contente, decide conectar-se ao Windows Live Messenger, sem sucesso. Imprevistos acontecem, e após certa insistência, percebe que o erro se repete, não importa o número de tentativas. Se informar quanto aos erros mais comuns do MSN e como solucioná-los pode ajudar nestas horas. Antes de tomar alguma medida desesperada, conferira esta seleção de erros e descubra a melhor maneira de solucioná-los.

Preliminares
Evitando o serviço pesado

Comece verificando o status da sua conexão abrindo uma página qualquer em seu navegador e observando se ela carrega normalmente para descobrir se o problema é a conectividade. Outra dica é visitar a página de status do MSN que a Microsoft disponibiliza, caso a mensagem “Todos os sistemas estão estáveis e funcionando.” não estiver sendo exibida, o mensageiro não poderá conectar-se. Não há nada que se possa fazer a não ser esperar.

conexão está OK e os servidores estão operantes? Uma solução simples que resolve boa parte dos casos é baixar e executar o MSN Repair em sua máquina. Trata-se de um programa bastante simples que varre seu Windows Live Messenger em busca de possíveis falhas e efetuando o reparo caso possível. Ficar sentado enquanto o programa faz o trabalho sujo é uma ótima alternativa, mas que infelizmente não é capaz de resolver todos os problemas.

Renovar algumas das entradas de registro mais utilizadas também pode ajudar. Para tal, abra o Menu Iniciar e clique em Executar. Dentro da janela que foi aberta, digite as sentenças abaixo e em seguida clique em OK. Cole apenas uma de cada vez e aguarde a confirmação antes de partir para a próxima.

* REGSVR32 softpub.dllMSN Repair, uma solução simples.
* REGSVR32 wintrust.dll
* REGSVR32 initpki.dll
* REGSVR32 Rsaenh.dll
* REGSVR32 Mssip32.dll
* REGSVR32 Cryptdlg.dll
* REGSVR32 Dssenh.dll
* REGSVR32 Gpkcsp.dll
* REGSVR32 Slbcsp.dll
* REGSVR32 Sccbase.dll

Mesmo assim o erro insiste em ocorrer? Não tem outra escapatória, é hora de arregaçar as mangas e partir para o trabalho manual.

Os erros mais comuns
Um trabalho sujo, mas que precisa ser feito

Repare que a janela de erros do Windows Live Messenger sempre exibe sempre um código para identificar o erro ocorrido. Localize a falha através deste na lista abaixo e encontre a solução para o problema.

msn_erro