segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Google anuncia uma nova linguagem de programação chamada Go

A gigante das buscas está mesmo querendo se infiltrar em novas áreas e está lançando uma nova linguagem de programação chamada Go.

Esta linguagem visa combinar velocidade e manutenção no desenvolvimento (como o Python) com a leveza e agilidade da linguagem compilada C ou C++.

Programação Go Google

Go irá suportar multi processadores com suporte também a vários servidores.

A empresa está interessada no desenvolvimento desta nova linguagem de programação devido às atuais linguagens não estarem satisfazendo os engenheiros da empresa, que estão vendo os computadores ficarem cada vez mais rápido e as tradicionais linguagens e seus recursos não estarem acompanhando esta evolução.

O Google diz que irá tirar o máximo proveito desta nova linguagem adaptando para os novos hardwares existentes e futuros, simplificando a análise e sintaxe de programação além de evitar as corriqueiras sobrecargas presentes em linguagens como C e seus arquivos de bibliotecas.

Você poderá ver mais sobre o assunto, sabendo como instalar o compilador, os pacotes disponíveis, tutoriais, documentações e outras explicações no próprio site do Go, aqui: http://golang.org/

Remova arquivos duplicados e libere espaço no seu HD.

Arquivos duplicados podem ser um mal mais comum do que parece. Eles são ruins porque além de ocupar bastante espaço no HD desnecessariamente (removi 977MB de arquivos duplicados! com o programa que usarei nesse tutorial), muitas vezes acabam deixando o computador lento. Há vários programas que tem a função de remover arquivos duplicados, mas o diferencial do Duplicate File Finder é a sua rapidez e o fato dele indicar somente arquivos seguros para se excluir (a não ser que você indique para ele procurar por arquivos de sistema).

Ele compara arquivos tanto pelo nome como pelo tamanho, o que aumenta e muito as chances de encontrar os arquivos duplicados. Abaixo vai um tutorial de como usá-lo para remover os arquivos duplicados.

- Tutorial de remoção de arquivos duplicados.

Primeiro baixe o Duplicate File Finder Não é necessario instalá-lo. Ele vem num arquivo compactado zip. Caso não tenha um descompactador, dê uma olhada nesse post que indica varios descompactadores de arquivos gratis .

- Ao executar o Duplicate File Finder, você verá a janela abaixo. No canto superior direito da janela há três opções. A primeira pede para o programa incluir arquivos vazios na busca por arquivos duplicados, a segunda torna a busca por arquivos duplicados mais rápida (mas menos eficiente) e a terceira alterna a forma que os arquivos duplicados serão ordenados. Eu recomendo deixá-las desmarcadas

Duplicate File Finder

- Escolhendo as pastas para procurar arquivos duplicados.

Agora você deve escolher a pasta que deseja verificar se há arquivos duplicados.
Você pode escolher múltiplas pastas a serem procuradas, ou caso queira que o programa procure em todo seu computador (mais recomendado), escolha toda a unidade de disco (se tiver mais de uma partição, basta selecioná-las).
Para isso clique no botão "Add path", na janela que se abrir, escolha a pasta que deseja procurar, ou caso queira procurar no computador todo, escolha "C:". Caso você tenha outras partições no seu computador, selecione-as também.

- Escolhendo quais arquivos procurar.

Logo após você escolher o local que deseja procurar por arquivos duplicados, você deve indicar que tipo de arquivo deseja procurar no campo "File types to search…". Caso você escolha "*", quer dizer que ele procurará por todos os tipos de arquivos duplicados no local que você especificou. Caso você tenha especificado para que ele procure em todo o seu computador, você deve prestar bastante atenção no relatório de arquivos duplicados. Aparecerão muitos arquivos terminados em ".dll", ".exe" , ".ocx" e alguns outros. Alguns deles são arquivos de sistema e é normal que existam mais de uma cópias deles no seu computador. Então só remova-os se tiver certeza que eles são dispensáveis.

Já caso você queira procurar somente por arquivos mp3 duplicados, basta você preencher no campo "File types to search…" com "*.mp3" (sem aspas). Caso você esteja procurando por arquivos de texto do Word, preencha com "*.doc", e assim com qualquer tipo de arquivos que você esteja procurando. Nesse exemplo do tutorial, estou procurando por arquivos de texto do bloco de notas, então preenchi com "*.txt". Após escolher o tipo de arquivo que você procura, clique em OK e você verá listado o local onde você quer procurar os arquivos duplicados.
Clique em "Start search" para que o programa comece a procurar os arquivos duplicados e aguarde.

- Removendo os arquivos duplicados.

Após o término na busca, uma lista será gerada listando os arquivos duplicados. E então você terá duas opções, escolher um a um os arquivos duplicados que deseja apagar e depois clicar em "Delete all checked files" para que eles sejam apagados, ou clicar em "Delete all duplicates", o que apagará todos os arquivos duplicados. Após isso, uma janela de confirmação surgirá para lhe perguntar se você tem certeza que deseja apagar aqueles arquivos, clique sim para confirmar.


Obs.: Na parte inferior da janela há algumas informções úteis que você deve reparar. "Duplicated files" informa quantos arquivos duplicados foram achados, "Files searched" informa quantos arquivos foram verificados, "Searched space" informa quanto no total os arquivos procurados ocupam no seu HD e "Wasted space" informa quanto no total os arquivos duplicados ocupam no seu HDD.

Pronto. Agora você liberou espaço no seu HD e aliviou um pouco mais seu sistema, o que pode deixá-lo mais rápido.

Descubra todos detalhes do seu computador. Processador, placa-mãe, placa de vídeo, etc…

Há vários programas que podem lhe informar detalhes sobre seu sistema, e um dos melhores é o SIW, com a grande vantagem que ele é gratuito. A quantidade de detalhes que esse programa lhe fornece sobre seu computador é enorme e bastante detalhada. São tantos detalhes que é necessário dividir em 4 categorias diferentes os tipos de informaçoes que ele fornece.
Mas antes de tudo é necessário que você baixe o programa e se desejar, a tradução para português.
.

Informações fornecidas sobre software

Sistema Operacional, programas e patches instalados, Processos, Serviços, Usuários, Arquivos abertos, Quanto tempo o sistema está funcionando, Codecs instalados, Licenças de programas(Chaves de produtos / Números seriais / CD Key).

Informações fornecidas sobre hardware

Placa-mãe, Sensores da placa mãe, BIOS, CPU, chipset, PCI/AGP, dispositivos USB e ISA/PnP, Memória, Placa de vídeo, monitos, unidades de disco, unidades de CD/DVD, unidades SCSI , S.M.A.R.T., portas, impressoras.

Informações fornecidas sobre rede

Placa de rede, Quais as conexões de rede ativas no momento, quais portas estão abertas.

Monitoração em tempo real

CPU, memória, Uso do arquivo de paginação e tráfego de rede.

Funções extras

Recupera passwords, revela senhas escondidas atrás de asteriscos, muda endereços MAC, Testa o monitor, desliga e reinicia o computador automaticamente.

Além das funções acima, ainda há muitas outras nesse programa, é recomendável que cada vez que você queira saber um detalhe do seu computador você o use para ver se ele lhe informa esse detalhe. Costumava usar a versão grátis do Everest para obter detalhes do meu computador, mas definitivamente passarei a usar o SIW, acredito que seja o melhor programa para informar detalhes do seu sistema disponível.

Algumas fotos da interface do programa

Como transformar uma pasta numa imagem ISO.

Digamos que você tenha uma pasta onde guarda determinados tipos de arquivos e quer gravá-la num CD ou DVD, caso você não tenha um programa de gravação de CD/DVD que faz isso automaticamente, esse dica é bastante útil, pois criará uma imagem ISO pronta para ser gravada num CD. O que você precisará fazer é o seguinte:


- Não é necessario instalar o programa, basta executá-lo e você verá a janela abaixo.

Folder2Iso
- Clique no botão "Select Folder" e escolha a pasta que você quer transformar em imagem ISO.

- Clique no botão "Select Output" e escolha onde você quer salvar a imagem ISO.

- Na caixa de texto "Label of the ISO" escolha o título que você quer para o seu CD.

- No campo "Charset" não é necessário modificar nada. Também não é necessário desmarcar a opção "Hide mkisofs".

- Agora é só clicar em "Generate ISO" e aguardar sua imagem ISO ficar pronta.

Dicas rápidas: Como reparar um vídeo danificado.

Algumas vezes baixamos vídeos e por algum motivo eles estão danificados, geralmente porque eles estão incompletos (como vídeos baixado via eMule, eDonkey) resultando em artefatos na imagem, vídeo travando ou não sendo possível adiantar nem retroceder o vídeo.

Felizmente há uma maneira fácil e simples de resolver esse problema, o software Digital Video Repair analisa o vídeo e faz as correções necessárias, deixando o vídeo na qualidade que ele deveria estar se eles não estivesse danificado. Abaixo vai um passo-a-passo explicando como reparar o vídeo.

- Baixe e instale a mais recente versão do Digital Video Repair aqui (olhe no final da página).

Digital Video Repair

- Depois de instalado, logo ao abrir o programa, clique em Input File e escolha o arquivo que você deseja reparar.

- Logo abaixo há o botão Output File, clique-o e escolha onde o arquivo reparado será salvo.

- Agora clique em Check Errors e verifique quais são os erros.

- Após verificar o erros, clique em Check & Repair e espere até que seu vídeo seja corrigido.

Digital Video Converter

- Pronto! Agora seu vídeo deve estar reparado.

Organize e acelere a inicialização do Windows.

É praticamente unanimidade entre usuarios do Windows que o tempo que o sistema leva para ficar 100% disponível para o usuário logo após ser iniciado deveria ser menor. Isso acontece porque quando o Windows se inicia há uma lista de programas que são executados, o problema é que eles são executados simultaneamente, o que causa lentidão, já que, dependendo do computador, nesse momento há mais de 10 aplicativos sendo iniciados ao mesmo tempo.

Como isso é um problema que eu enfrento aqui no meu computador, procurei uma forma de solucionar isso e felizmente consegui. O melhor é que se usa um programa gratuito e fácil de usar, chamado Startup Delayer. O que ele faz é definir uma "linha de tempo" para que os programas sejam iniciados, por exemplo: Você tem 3 programas chamados X, Y, Z, que iniciam simultaneamente quando o Windows é iniciado. O que você fará com o programa é definir que o programa X será o primeiro a iniciar, o Y iniciará 15 segundos depois da inicialização do Windows e o programa Z iniciará 25 segundos após a inicalização do Windows.

Dessa forma assim que os programas forem iniciados o anterior já está funcionado e já liberou os recursos do sistema. Isso torna a inicialização do Windows mais rápida e mais fluída, já que não ficará praticamente impossível usar seu computador durante os 30 segundos iniciais da inicialização do Windows. Abaixo vai um tutorial de como usar o programa e resolver esse problema.

- Baixe o programa aqui e em seguida instale-o.

- Execute o Configure Startup Delayer no menu iniciar e ao iniciar o programa você verá uma lista com todos os programas que iniciam durante a inicialização do Windows. Como na figura abaixo:

- Agora você deve definir a ordem de inicialização dos programas indicando quanto tempo de "atraso" cada um terá, assim um não inicializará simultaneamente com outro. Há duas formas de fazer isso, uma é clicando com o botão direito do mouse sobre o programa lista do e escolher Edit e no campo Delay (Hora:Minuto:Segundo) e escolher quanto tempo você quer que o programa atrase antes de ser iniciado, como na figura abaixo:

- Ou então você pode usar um método mais prático, que é clicar e arrastar os programas na lista para o grande retângulo na parte inferior do programa (onde tem escrito "To Delay an application, drag and drop it here") e criar uma linha de tempo visualmente, como na figura abaixo (cada barra vertical representa um programa na linha de tempo):

- Agora que você já configurou a ordem de inicialização dos programas, é o momento de ativar o programa. Vá ao menu Action, escolha Activate Startup Delayer e aparecerão duas opções, se você escolher Use Hidden Version você nem notará o programa trabalhando durante a inicialização do Windows, ele fará tudo discretamente. Se você escolher Use the graphical version quando o Windows iniciar você verá o programa trabalhando e poderá pará-lo, pausá-lo ou dar outros comandos, para um uso mais avançado. Recomendo que se use o modo Use Hidden Version. A figura abaixo ilustra o procedimento:

- Pronto! Agora você já pode fechar o programa e da próxima vez que você iniciar o Windows notará uma melhora na performance do seu computador.

Como apagar / deletar um arquivo ou pasta que está sendo utilizado pelo Windows.

Acredito que quase todo mundo que usa Windows já passou pela seguinte situação: Você dá o comando para que determinado arquivo ou pasta seja apagado e acaba recebendo a mensagem abaixo:

Isso acontece porque o arquivo ou pasta que você está tentando apagar está sendo usado por algum programa ou processo interno do Windows, o problema é que muitas vezes você não tem idéia de que programa ou processo é este que está usando o arquivo ou pasta. No pequeno tutorial abaixo vai um passo-a-passo, usando o programa gratuito "UNLOCKER" para solucionar esse problema.

- Primeiro baixe o UNLOCKER nessa página e instale-o.

- Depois de instalado, procure a pasta ou arquivo que você deseja apagar e clique com o botão direito sobre ele. Escolha no menu a opção Unlocker. Como na figura abaixo:

Menu de Contexto

- Assim que você tiver clicado na opção "Unlocker", uma janela similar a essa mostrada na figura abaixo será mostrada, nela está uma lista com os programas e processos que estão usando aquele determinado arquivo ou pasta.

- Caso haja mais de um item na lista e você tiver experiência com uso do Windows, você pode tentar desbloquear somente os processos ou programas que realmente impedem o arquivo ou pasta de ser apagado, caso contrário recomendo que você clique em "Desbloquear todos".

- Pronto! Após desbloquear os processos que utilizavam o arquivo ou pasta você pode apága-lo livremente.