Este artigo foi criado por Helio Nunes dos Santos
A possibilidade de se restaurar o Windows é um recurso muito interessante, que permite resolver alguns problemas, ao restaurar seus Registros á forma em que estavam anteriormente, quando estava funcionando sem problemas.
Como você sabe, quando se instala um programa, o Windows cria diversas chaves em seus registros, necessárias para fazer a integração desse novo software. E em alguns casos, certos problemas no funcionamento do Windows podem ser resolvidos simplesmente repondo os registros na forma em que estavam antes do aparecimento desses problemas.
Pontos de Restauração. – São cópias (backups) que o Windows faz dos seus registros automaticamente e salva com a data em que foram feitas. Além desses pontos de restauração criados pelo próprio Windows, você tem ainda o recurso de criar pontos de restauro sempre que desejar, talvez o mais interessante desse recurso.
Dois exemplos: Mau funcionamento do Windows após a instalação de um novo software por incompatibilidade ou conflito com um aplicativo já existente, que não é resolvido apenas com a desinstalação do software, ou deficiências no desempenho do Windows causados por vírus ou trojans que seus anti-virus e anti-spywares não conseguem eliminar, podem ser resolvidos, se você repor os registros como estavam numa data anterior ao aparecimento do problema removendo dessa forma as chaves mais recentes que estão ocasionando os problemas.
Como usar os Pontos de Restauração: – Para acessar esse recurso, clique em Iniciar > Todos os programas > Acessórios > Ferramentas do Sistema e, no menu que aparece, clique em Restauração do Sistema.
Irá se abrir uma janela tendo à direita, já selecionada a opção Restaurar o Computador mais cedo. Clicando em “avançar” surgirá um calendário tendo em negrito as datas para as quais a restauração poderá ser feita. Note que nesse calendário, na barra onde está o nome do mês há uma seta em cada lado, que permite que se veja o mês anterior ou o próximo. É só escolher a data e clicar em “avançar” e seu Windows voltará a ter seus registros da forma em que estavam na data escolhida.
Para criar um novo ponto de restauro, na tela inicial selecione a opção “Criar um ponto de restauração” e clique em “avançar”. Na nova janela, você encontrará um campo para colocar o nome que deseja dar a esse ponto de restauração. Coloque um nome que o ajude a lembrar o por que você o criou. Por exemplo, se for instalar um programa chamado XPTO, coloque como nome algo como “Antes do XPTO”. Nunca deixe de colocar um nome, para poder, quando for restaurar o sistema, saber quais os pontos que você criou, uma vez que os pontos criados automaticamente pelo Windows, não tem nomes, só as datas.
Minha recomendação, é que você se habitue a criar um novo ponto de restauração antes de instalar qualquer novo aplicativo, para prevenir problemas que ele venha a causar.
Notas: – A restauração do sistema, só faz alterações nas chaves do registro do Windows. Trabalhos que você tenha gravado depois da data escolhida para o restauro, arquivos que tenha baixado da Internet, etc. não serão afetados, permanecendo mesmo após feita a restauração. Apenas aplicativos que tenham sido instalados após aquela data é que serão afetados. Eles deixarão de funcionar, mas seus arquivos não serão apagados. Por isso, sempre que o objetivo seja se livrar de problemas causados por um programa, convêm antes da restauração, providenciar sua desinstalação.
Para evitar que fiquem ocupando espaços no disco muitos pontos de restauração já antigos, que com certeza não terão mais utilidade, você pode fazer o seguinte: Crie um novo ponto de restauração, com um nome adequado, e, depois dele criado, clique em Iniciar > Todos os programas > Acessórios > Ferramentas do sistema e escolha a opção “Limpeza do disco”. Escolha a unidade que deseja limpar (no caso dos pontos de restauro a mesma onde o Windows está instalado), na primeira janela que se abrir, clique na aba “mais opções” (está na parte superior da janela) e terá 3 novas opções: “Remover Componentes não utilizados”, “Remover programas instalados” e a última, que é a que interessa, “Restauração do Sistema”, Clicando em “limpar” todos os pontos de restauração – menos o último que você acabou de criar– serão apagados.
Importante: Você só deve criar esse novo ponto de restauração e limpar os demais, quando seu Windows estiver funcionando perfeitamente, sem problema algum.
Nenhum comentário:
Postar um comentário